domingo, 16 de março de 2008

16 de Março de 1974 (2) - Último "Avante!" clandestino

Neste último "Avante!" clandestino, de Abril de 1974, renova-se a palavra de ordem : "Aliar à luta antifascista os patriotas das forças armadas"(Avante em pdf).Nele se refere uma "conversa em família" de Marcelo Caetano em que este faz referência ao "golpe das Caldas" que aqui vos deixamos num excerto em vídeo, acompanhado de um outro vídeo com uma parte do discurso à "brigada do reumático". Em Março era divulgado um Manifesto da Comissão Executiva do PCP que podem ler aqui.

O fascismo estrebuchava, tentando a sobrevivência, mas tinha os dias contados.
Faltavam 40 dias para a Liberdade.

2 comentários:

Fernando Samuel disse...

O texto «aliar à luta antifascista os patriotas das forças armadas», foi escrito pelo camarada Octávio Pato: lembro isso aqui em homenagem a este grande dirigente do Partido.

Rui M Silva disse...

Agradeço-te a informação e junto-me à tua homenagem. Sobre as autorias dos textos do Partido sempre me habituei a considera-los obra colectiva. Mesmo quando hoje aparecem textos assinados, no Avante ou no Militante, gosto de pensar que representam trabalho colectivo. Cada texto tem por detrás milhares de mãos que representam a rica história do Partido, da sua luta, da sua experiência e devem reflectir isso mesmo. Os textos contendo grandes orientações políticas esses seguramente eram obra colectiva, independentemente de terem um responsável pela sua redacção.
Um abraço e bom trabalho