terça-feira, 11 de março de 2008

11 de Março de 1924

Nascia a Associação dos Inquilinos Lisbonenses.









Nestes seus 84 anos de vida em defesa de uma habitação digna, ocupou sempre a primeira linha de combate nesta importante vertente dos direitos sociais. Com orgulho partilho com os seus mais de 20 mil associados esse património de luta e como Presidente da sua Assembleia Geral gostaria de deixar aqui uma saudação fraterna a todos os que nela labutam servindo uma causa nobre e justa. A sua história muito rica, ao longo dos seus 84 anos, merece que um dia seja partilhada com todos, porque seguramente nela encontraremos muitos e bons exemplos de luta pela democracia e pelos direitos fundamentais do homem. Nos meus 27 anos de ligação à AIL, como seu director-executivo, como membro da Direcção e seu Presidente e hoje como Presidente da Assembleia Geral, assisti às mais desencontradas e injustas tentativas de sucessivos governos, para fazer pagar aos portugueses o preço da sua incapacidade em cumprir com o disposto no artº 65º da Constituição da República Portuguesa:

Artigo 65.º
(Habitação e urbanismo)

1. Todos têm direito, para si e para a sua família, a uma habitação de dimensão adequada, em condições de higiene e conforto e que preserve a intimidade pessoal e a privacidade familiar.

.....

3. O Estado adoptará uma política tendente a estabelecer um sistema de renda compatível com o rendimento familiar e de acesso à habitação própria.
.....

Mas a luta continua!

Viva a Associação dos Inquilinos Lisbonenses !